Blog

Home Blog Serviço de Corte e Dobra de Aço para Construção Civil

Serviço de Corte e Dobra de Aço para Construção Civil

29/03/2024 07:29

Conheça o serviço de corte e dobra de aço para construção civil. Com a automação completa do processo, utilizando máquinas de última geração, o serviço garante precisão nos cortes de aço e a possibilidade de dobras em diversos formatos e medidas.

Como Comprar

O ideal é que, anteriormente à realização do pedido, a obra forneça os projetos estruturais para que as peças sejam cadastradas. Desta forma, para a especificação do aço cortado e dobrado, é preciso indicar somente os pavimentos e os elementos estruturais que serão armados.

Para a elaboração do pedido de compras, são necessárias as seguintes informações:

  • número da norma que o produto deve atender: NBR 7480 - "barras e fios de aço destinados às armaduras para concreto armado - especificação";
  • pavimentos e elementos estruturais pretendidos;
  • quantidade, em kg ou toneladas;
  • números dos desenhos do projeto estrutural.

Condições de pagamento

O serviço de corte e dobra tem o custo incluído no do aço para vergalhão. Com isto, as condições são semelhantes às da armadura, com prazos de pagamento entre 21 e 30 dias.

Prazo de entrega

Com o projeto em mãos, entre cinco e sete dias a partir da solicitação. Este tempo é suficiente para que a indústria possa passar as informações do projeto para as máquinas que preparam o aço.

Forma de entrega

O aço chega ao canteiro com etiquetas identificando em que local cada peça deverá ser utilizada. É recomendável que o construtor mantenha a menor quantidade possível de material armazenado, se programando para aplicar o aço cortado e dobrado pouco depois do recebimento no canteiro. Estoques grandes podem levar à desorganização das peças, desperdício de tempo e perda de parte da vantagem de contratar um serviço de corte e dobra fora do canteiro.

Recebimento

Deve-se verificar se a quantidade entregue confere com a nota fiscal e o pedido de compra. Veja se as informações contidas nas etiquetas - bitola, formato, dimensões e quantidade - conferem com as peças recebidas. Verifique também o aspecto geral das peças: fissuras, esfoliações e corrosão.

Armazenagem

O espaço para a armazenagem no canteiro de obras não requer comprimentos tão extensos quanto o aço em barras. Pode-se organizar as peças por elemento estrutural (pilares, vigas etc.) ou por pavimento, por exemplo.

Mesmo optando por adquirir o aço já cortado e dobrado, é importante manter na obra um estoque mínimo de aço, com as bitolas usuais no projeto, para suprir qualquer eventualidade. Verifique com o projetista os critérios considerados para a previsão de perdas.